Amazing Devs

10 Dicas Para Melhorar Seu Trabalho Remoto

A partir de março de 2020, mais pessoas do que nunca começaram a trabalhar em casa e de forma bastante inesperada. Organizações e funcionários não tiveram tempo de se preparar para o trabalho remoto ou pensar nos melhores métodos para converter equipes, procedimentos e cultura em um ambiente somente online. Não se pôde prever quanto tempo a epidemia de COVID-19 duraria, o que resultou em uma crescente dependência do trabalho remoto.

Se você é novo no trabalho em casa, seja por causa do coronavírus ou porque conseguiu uma posição remota, pode ter descoberto que precisa alterar seus hábitos e rotinas para tornar o trabalho em casa um sucesso.

Nos últimos seis anos, trabalhei exclusivamente em casa. A maior parte desse trabalho foi antes do início da epidemia de COVID-19. Os escritórios domésticos serviram como os principais locais de trabalho para vários de meus amigos e colegas de trabalho. Trabalhar remotamente apresenta obstáculos distintos para todos nós, não apenas porque somos pessoas diferentes, mas também porque levamos vidas diversas e realizamos diferentes tipos de trabalho. Embora existam algumas diferenças, muitas das dificuldades fundamentais que enfrentamos como funcionários remotos são semelhantes.

Todo mundo que trabalha remotamente precisa descobrir quando trabalhar, onde trabalhar e como construir limites entre o trabalho e a vida doméstica. Em outras palavras, qual é o equilíbrio ideal entre trabalho e vida pessoal para você e como você consegue isso?

E quanto crescimento profissional e a capacidade de formar laços com colegas de trabalho apesar da distância?

Trabalhar remotamente, especialmente se você fizer isso principalmente em sua própria casa, exige a resolução de desafios como esses. Aqui estão 10 recomendações para ter uma vida de trabalho remoto produtiva e eficiente.

Estabeleça uma rotina matinal

Decidir começar a trabalhar em uma determinada hora é uma coisa. Desenvolver uma rotina para ajudá-lo a sentar é outra.

Quando se trata de sair da cama de manhã, nada supera uma rotina. O que em seu ritual matinal sugere que você está prestes a começar a trabalhar? Faça uma xícara de café antes de começar sua lista de coisas a fazer. Pode estar voltando para casa de uma corrida ou se preparando para o dia. O pijama é uma vantagem do trabalho em casa para alguns, mas uma tática ruim para outros. Use uma rotina estabelecida sua, como escovar os dentes ou voltar depois de um passeio com o cachorro. Assim, você pode começar uma nova rotina matinal dessa maneira.

Quando digo rotina matinal, estou assumindo que todos que trabalham em casa o fazem regularmente. Uma rotina anterior ou posterior pode funcionar para você. No entanto, escolha um hábito estabelecido que você tenha e comece seu trabalho depois dele para ver se isso o ajuda a manter o foco.

Estabeleça regras básicas com outras pessoas que compartilham seu espaço de trabalho

As crianças que aprendem em casa ou que chegam da escola enquanto você ainda está no trabalho, por exemplo, exigem orientações claras sobre o que podem e o que não podem fazer nesse período. Se você estiver trabalhando em casa com outro adulto, talvez seja necessário concordar com coisas como horários de silêncio, horários de reuniões e o uso de equipamentos como mesas e cadeiras.

Outros membros da família não devem esperar que você faça constantemente serviços de casa ou ser babás de animais só porque você está em casa. Se é assim que você quer dividir o trabalho doméstico, tudo bem, mas se você apenas assumir porque está em casa, pode se sentir explorado e sua produtividade pode diminuir.

Mantenha os horários de trabalho regulares

Faça um plano e cumpra-o… na maior parte do tempo. Ter limites claros para quando trabalhar e quando encerrar o dia ajuda muitos funcionários remotos a alcançar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Dito isso, uma das maiores vantagens do trabalho remoto é a flexibilidade, quando o empregador permite. Às vezes você deve ajustar sua agenda para se adequar ao fuso horário de alguém. Para compensar, vá para a cama um pouco mais cedo do que o normal ou durma um pouco mais na manhã seguinte.

O RescueTime, um programa de rastreamento de tempo, permite que você veja se está cumprindo sua agenda. Eles também podem ajudá-lo a descobrir quais horas do dia você é mais produtivo vs quais você relaxa. Você pode usar essas informações deixando de lado o trabalho durante o dia, quando é mais provável que você conclua tarefas desafiadoras. Se você for mais produtivo entre 8h00 e 10h00, evite agendar reuniões.

Apareça nas reuniões e dê seu ponto de vista

Ao trabalhar remotamente, você certamente participará de chamadas, mas também é uma boa ideia participar de reuniões opcionais de vez em quando. Nas reuniões, certifique-se de que todos saibam que você está lá. um básico, “Obrigado pessoal pela ajuda de todos. Tenham um ótimo dia!” é um método eficaz para tornar sua presença conhecida no final.

Planeje Intervalos

Se você trabalha para uma empresa, certifique-se de estar familiarizado com a política de pausas e cumpra-a. Se você trabalha por conta própria, agende pausas no computador e no telefone durante o dia. Os funcionários em período integral têm um intervalo para almoço e dois intervalos de 15 minutos. Para trabalhos no computador e outros trabalhos sedentários, é vital levantar-se e caminhar para que o sangue circule de vez em quando, pelo menos uma vez por hora. Também ajuda a desviar os olhos da tela com frequência, mesmo que sejam apenas alguns segundos.

Certifique-se de comer o suficiente para se sustentar, durante os intervalos estabelecidos, especialmente as refeições principais.

Você pode agendar quando vai se trancar no seu computador usando software como o TimeOut para Mac. O RescueTime também oferece um temporizador de pausa de 15 minutos e uma hora de duração. Existe mais espaço em sua vida para novos aplicativos? Ou você pode usar um relógio normal e um alarme ou cronômetro em seu telefone para acompanhar a hora. Não importa como você mantém o controle de suas pausas, desde que o faça. Se planejar uma pausa de 1 hora, ande por pelo menos 15 minutos antes de voltar ao trabalho.

Junte-se com seus colegas de trabalho

Solidão, desconexão e isolamento são preocupações generalizadas na vida de um trabalho remoto, principalmente para pessoas extrovertidas. Ao trabalhar em casa, muitas empresas oferecem oportunidades de interação com colegas de trabalho. Se eles usam um software de mensagens de equipe como o Slack, eles podem criar canais para coisas como coordenar reuniões para pessoas na mesma área ou discutir interesses semelhantes.

Determine quanto envolvimento você precisa para se sentir parte do grupo. Mesmo que você seja tímido e não goste de se misturar, tente eventos envolventes para se sentir confortável com eles. Se você não trabalha para uma empresa com uma forte cultura remota, pode ser necessário ser mais proativo na promoção de vínculos.

Nunca tenha medo de expressar suas necessidades e não tenha vergonha de pedir ajuda

Peça qualquer equipamento adicional que você precise imediatamente após começar a trabalhar em casa, ou até antes, se o empregador ou a organização o apoiar.

É crucial estabelecer desde o início que você solicitará os recursos necessários para realizar seu trabalho com conforto. Alguns exemplos de tais bens são a tela de computador, teclado e mouse apropriados, bem como uma cadeira, mesa, impressora e software. As organizações acostumadas a funcionários remotos normalmente gastam com equipamentos de home office. Veja se consegue descobrir o que é e com que frequência é renovado. Também não custa perguntar se há um acordo de empréstimo ou quem pagaria pela devolução ou descarte de equipamentos obsoletos. Para garantir que suas estações de trabalho sejam ergonômicas, várias empresas remotas permitem que seus funcionários contratem um consultor.

Peça o que você precisa, mas também esteja aberto para fazer ajustes aceitáveis ​​se você estiver trabalhando em casa apenas por um curto período de tempo antes de retornar ao escritório. É possível que a compra de uma nova mesa e cadeira para a empresa não seja mais uma opção. Existem vários métodos adicionais de baixo custo e simples para aprimorar seu escritório em casa.

Peça por encontros presenciais

Se sua empresa é preguiçosa com reuniões de grupo, peça por encontros da empresa. Planejar ou treinar uma equipe pode ser uma boa opção. Ou se inscreva em algum outro evento da empresa, como uma reunião anual de finanças, uma conferência local ou uma festa de Natal no local de trabalho. Você não deve ficar sentado esperando que alguém o convide para um evento ou local de trabalho. Seja pro ativo.

Para aqueles que começaram a trabalhar remotamente de repente e que também procuram limitar a interação cara a cara, marque uma reunião com seus colegas de trabalho ou chefe uma vez por semana para fazer o check-in. Não hesite em permitir que as reuniões diárias sejam tão breves como elas precisam ser. Manter contato pode ser tão simples quanto ter uma discussão de cinco minutos.

Cuidar de sua saúde e tirar dias de doença

Quando estiver doente, descanse. Aproveite os dias de doença pagos se forem oferecidos pelo seu empregador.

Os trabalhadores autônomos sem licença médica remunerada podem ser tentados a trabalhar mesmo doentes. Lembre-se de que sua saúde e produtividade a longo prazo são melhor atendidas tirando um tempo para relaxar e se recuperar antes de retornar ao trabalho.

Se comunique além do necessário

Trabalhar em casa exige comunicação constante entre colegas de trabalho.

Informe regularmente quem precisa saber sobre sua disponibilidade e agenda. Assumir que as pessoas se lembram não é uma boa idéia. Conte a alguém depois de concluir uma tarefa ou tarefa crucial. O excesso de comunicação não significa necessariamente que você precisa escrever toneladas de frases para justificar todos os seus movimentos, mas implica repetir a si mesmo. Se você já discutiu suas próximas férias pelo menos seis vezes, então fale novamente.

This website uses cookies to improve your browsing experience and recommend content of interest to you. By using our sites, you consent to such monitoring.